Funk é um estilo bem característico da música negra americana desenvolvido a partir de meados dos anos 60 por artistas como James Brown, a partir de uma mistura de soul music, soul jazz, e R&B.
A partir da década de 80, tudo mudou depois da febre disco, o funk americano passou por uma revolução eletrônica e surgiu o Hip Hop em Nova York. O novo hit sofreu mutações ao chegar em outras cidades. Em Miami virou Miami Bass, estilo que conquistou os bailes do Rio de Janeiro.
Durante duas décadas, os bailes cariocas foram animados quase que exclusivamente por músicas estrangeiras, até que em 1989 o Dj Marlboro produziu o LP Funk Brasil, o primeiro cantado em português e pelo qual recebe disco de ouro. A primeira música cantada em português foi a Melô da mulher feia (Abdula) " Eu estava lá no baile quando eu encontrei uma mulher feia cheira mal como urubu... "
Com o aumento do número de melôs e raps gravados em português, apesar de ainda utilizar a batida do Miami Bass, o funk carioca começa a década de 1990 formando a sua identidade própria. As letras refletem o dia-a-dia das comunidades, ou fazem exaltação a elas. Isso será retratado no próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário